Terapia individual

Tera­pia indi­vi­du­al pre­sen­ci­al no Por­to ou onli­ne

Com a psi­co­te­ra­pia, os pro­fis­si­o­nais da 482 Con­sult® con­tri­bu­em para a reso­lu­ção dos pro­ble­mas que inter­fe­rem com o fun­ci­o­na­men­to da vida no pla­no pes­so­al e/ou pro­fis­si­o­nal dos paci­en­tes. Na tera­pia indi­vi­du­al inter­vi­mos em diver­sas per­tur­ba­ções, tais como:

Ansi­e­da­de
A ansi­e­da­de  é uma rea­ção que todas as pes­so­as pode­rão expe­ri­en­ci­ar peran­te deter­mi­na­dos acon­te­ci­men­tos do dia a dia, como, por exem­plo, falar em públi­co, expe­ta­ti­va de uma via­gem, datas impor­tan­tes, entre­vis­tas de tra­ba­lho, pro­ble­mas de saú­de, entre outros. No entan­to, algu­mas pes­so­as viven­ci­am esta rea­ção de for­ma mais fre­quen­te e inten­sa, poden­do ser con­si­de­ra­da pato­ló­gi­ca e con­se­quen­te­men­te com­pro­me­ter a saú­de emo­ci­o­nal. As per­tur­ba­ções de ansi­e­da­de inclu­em trans­tor­nos que com­par­ti­lham carac­te­rís­ti­cas de medo e ansi­e­da­de em exces­so. As prin­ci­pais per­tur­ba­ções de ansi­e­da­de são: fobia espe­cí­fi­ca, ansi­e­da­de soci­al, ansi­e­da­de gene­ra­li­za­da, per­tur­ba­ções do pâni­co, etc.

Depres­são
A Depres­são é con­si­de­ra­da como uma per­tur­ba­ção men­tal cau­sa­da por uma com­ple­xa inte­ra­ção entre fato­res orgâ­ni­cos, psi­co­ló­gi­cos, ambi­en­tais e com­por­ta­men­tais, deno­tan­do angús­tia, dimi­nui­ção do humor, per­da de inte­res­se, pra­zer e ener­gia dian­te da vida. As prin­ci­pais per­tur­ba­ções depres­si­vas são: per­tur­ba­ção depres­si­va per­sis­ten­te (dis­ti­mia), depres­são peri­na­tal, depres­são psi­có­ti­ca, per­tur­ba­ção afe­ti­va sazo­nal e bipolar.

Stress
O stress pode ser defi­ni­do como uma rea­ção des­pro­por­ci­o­nal, real ou per­ce­ci­o­na­da, entre as exi­gên­ci­as de um deter­mi­na­do acon­te­ci­men­to. As per­tur­ba­ções rela­ci­o­na­das a trau­mas e stress fazem par­te dos qua­dros de doen­ças psi­quiá­tri­cas ori­gi­na­das da expo­si­ção dire­ta a um deter­mi­na­do even­to trau­má­ti­co ou gera­dor de gran­de stress, resul­tan­do num sofri­men­to psi­co­ló­gi­co rele­van­te, pre­juí­zo soci­al, pro­fis­si­o­nal e em outras áre­as impor­tan­tes da vida do indi­ví­duo. A apre­sen­ta­ção clí­ni­ca de tais per­tur­ba­ções é carac­te­ri­za­da por sin­to­mas de ansi­e­da­de, medo, ane­do­nia, dis­fo­ria, exter­na­li­za­ções da rai­va, agres­si­vi­da­de e sin­to­mas dis­so­ci­a­ti­vos. O sofri­men­to psi­co­ló­gi­co sub­se­quen­te à expo­si­ção a um even­to trau­má­ti­co ou stres­san­te é bas­tan­te variá­vel. As prin­ci­pais per­tur­ba­ções asso­ci­a­das ao stress são: per­tur­ba­ção de stress pós-trau­má­ti­co, de stress agu­do, de vin­cu­la­ção rea­ti­va, de inte­ra­ção soci­al desi­ni­bi­da e de sín­dro­me de bur­nout.

Luto
O luto pode ser defi­ni­do como o pro­ces­so de sen­tir ou expres­sar tris­te­za após a mor­te de um ente que­ri­do ou o perío­do duran­te o qual isto ocor­re. Envol­ve tipi­ca­men­te sen­ti­men­tos de apa­tia e aba­ti­men­to, per­da de inte­res­se pelo mun­do exte­ri­or, fal­ta de moti­va­ção e dimi­nui­ção nas ati­vi­da­des do dia a dia. Estas rea­ções são seme­lhan­tes à depres­são, mas são menos per­sis­ten­tes e não são con­si­de­ra­das pato­ló­gi­cas. O luto pode gerar dife­ren­tes rea­ções, tais como, cri­ses de ansi­e­da­de, stress, cho­ro, depres­são, exces­so ou fal­ta de ape­ti­te, melan­co­lia, cri­ses de rai­va e insónia.

Per­tur­ba­ções do humor
As per­tur­ba­ções do humor são trans­tor­nos da saú­de men­tal nas quais as alte­ra­ções emo­ci­o­nais con­sis­tem em perío­dos pro­lon­ga­dos de tris­te­za exces­si­va (depres­são), de exal­ta­ção exces­si­va ou de eufo­ria (mania), ou ambas. A depres­são e a mania repre­sen­tam os dois extre­mos opos­tos das per­tur­ba­ções do humor.  As prin­ci­pais per­tur­ba­ções do humor são: per­tur­ba­ções depres­si­vas, hipo­ma­nía­cas, manía­cas ou bipolares.

Per­tur­ba­ções de personalidade
As per­tur­ba­ções de per­so­na­li­da­de podem ser carac­te­ri­za­das por um gru­po de alte­ra­ções psi­co­ló­gi­cas e psi­quiá­tri­cas que com­pro­me­tem o nor­mal desen­vol­vi­men­to das rela­ções inter­pes­so­ais. A per­so­na­li­da­de é um padrão com­ple­xo de carac­te­rís­ti­cas psi­co­ló­gi­cas que defi­nem um indi­vi­duo. A par­tir da sua per­so­na­li­da­de, uma pes­soa dá sig­ni­fi­ca­do ao seu meio, cons­trói a sua pró­pria ima­gem e inte­ra­ge com o meio em que vive. Ao sofrer de uma per­tur­ba­ção de per­so­na­li­da­de, o indi­ví­duo não con­se­gue se adap­tar às dife­ren­tes situ­a­ções da vida quo­ti­di­a­na, já que a sua per­so­na­li­da­de se tor­na infle­xí­vel e fun­ci­o­na de for­ma dis­tor­ci­da. As prin­ci­pais per­tur­ba­ções de per­so­na­li­da­de são: per­so­na­li­da­de para­noi­de, esquizoide/esquizotípica, per­so­na­li­da­de antis­so­ci­al, bor­der­li­ne, his­trió­ni­ca, nar­ci­sis­ta, evi­tan­te, depen­den­te, obses­si­va-com­pul­si­va, passiva-agressiva.

Per­tur­ba­ções alimentares
As per­tur­ba­ções ali­men­ta­res podem ter ori­gem nos hábi­tos ali­men­ta­res que cau­sam danos para a saú­de de que é exem­plo a redu­ção extre­ma ou con­su­mo em exces­so de ali­men­tos. Comuns na fase da ado­les­cên­cia e no come­ço da ida­de adul­ta, esses dis­túr­bi­os estão rela­ci­o­na­dos a uma série de cau­sas psi­co­ló­gi­cas, tais como a ansi­e­da­de e a pres­são soci­al para o cha­ma­do “cor­po per­fei­to”.  As prin­ci­pais per­tur­ba­ções ali­men­ta­res são a ano­re­xia ner­vo­sa e a buli­mia nervosa.

Se apre­sen­ta alguns des­tes sin­to­mas, nós pode­mos ajudar!

Nos­sas ins­ta­la­ções no Por­to, cli­que
Se está inte­res­sa­do em con­sul­tas onli­ne, cli­que

Mar­que a sua con­sul­ta de psi­co­lo­gia, cli­que

482consult, con­sul­ta de psi­co­lo­gia no Por­to, con­sul­ta de psi­co­lo­gia onli­ne, tera­pia cog­ni­ti­va, psi­co­te­ra­pia, mind­ful­ness, aten­ção ple­na, ordem dos psi­có­lo­gos por­tu­gue­ses, opp, coa­ching, depres­são, ansi­e­da­de, fobia, pre­ços con­sul­ta de psi­co­lo­gia, bur­nout, esgo­ta­men­to, bai­xa auto­es­ti­ma, tera­pia de casal, tera­pia con­ju­gal, stress, esti­mu­la­ção cog­ni­ti­va, ava­li­a­ção neu­rop­si­co­ló­gi­ca, per­tur­ba­ções, trans­tor­nos, saú­de men­tal, dis­túr­bi­os ali­men­ta­res, ano­re­xia, buli­mia, luto, angús­tia, tris­te­za, aju­da, tera­pia de gru­po, psi­có­lo­go no Por­to, psi­có­lo­go onli­ne, medi­ta­ção, rela­xa­men­to, acon­se­lha­men­to psi­co­ló­gi­co, moti­va­ção, pâni­co, per­so­na­li­da­de, dis­túr­bi­os de per­so­na­li­da­de, Rosá­lia dos San­tos, Rosá­lia Pinhei­ro dos San­tos, ansi­e­da­de soci­al, mar­car con­sul­ta, mar­ca­ção de consulta